DICAS DE SEGURANÇA PARA OS CAMINHONEIROS – TOTAL FLEX

DICAS DE SEGURANÇA PARA OS CAMINHONEIROS

Para dirigir qualquer tipo de veículo é preciso atenção redobrada. E quem passa a vida na estrada, ao volante de um caminhão, percorrendo boa parte dos 1,7 milhões de quilômetros de rodovias que cobrem o território nacional, precisam lidar diariamente com situações que os deixam em risco. A realidade de muitos é influenciada por várias razões, longos períodos de trabalho sem descanso, sono, péssimas condições de caminhões e entre outros.

De acordo com o site Portal do Trânsito, os acidentes de trânsito figuram como a segunda maior causa externa de morte no Brasil. Um dado apresentado é que de janeiro a março de 2020, antes da implementação das medidas de isolamento no país, o Brasil registrou 89.028 acidentes de trânsito. É interessante ressaltar que foram 14.3 mil registros a mais que no mesmo período de 2019 (74.699).

Sabemos que caminhoneiros constantemente se deparam com os mais variados tipos de situações, como: más condições das estradas e assaltos frequentes, por exemplo. Esses são fatores externos, que infelizmente todos podemos passar. Mas, algumas práticas podem ser colocadas em ação, o que visa a segurança dos condutores.

A Total Flex tem 24 anos na área de locação de veículos pesados e também oferece a customização de caminhões. Assim, junto aos seus especialistas prepararam algumas dicas para que os caminhoneiros tenham mais segurança, confira:

  1. Use sempre o cinto de segurança

Esse dispositivo, além de obrigatório, é o componente principal que ajuda a salvar vidas em casos de acidentes. E essa dica vale não apenas para os caminhoneiros, mas também para os motoristas em geral. Além da segurança, o mesmo pode ajudar até a prevenir problemas futuros na coluna, isso pelo fato de ajudar a manter a postura correta.

  1. Não utilize o celular enquanto está dirigindo

Além de ser uma atitude ilegal, conversar via WhatsApp, realizar ou receber uma ligação podem causar distrações e levar a acidentes graves.

  1. Fique atento ao limite de velocidade

Os limites são criados para que todos os motoristas sigam e evitem se colocar em perigo na estrada. Permanecer sempre no limite marcado ou mesmo abaixo dele possibilita a segurança de todos durante o trajeto.

  1. Evite o uso de álcool e drogas

Isso parece até óbvio, afinal de contas, direção e álcool ou direção e drogas, são combinações de extremo perigo e jamais devem ser utilizadas. São substâncias que podem afetar a percepção do motorista sobre as coisas ao seu redor e também a sua capacidade física.

  1. Tente sempre planejar a sua viagem

Imprevistos podem surgir a qualquer momento nas rodovias, por isso, ter um plano do que fazer pode garantir que você esteja preparado para os imprevistos. Por isso, é sempre bom verificar horas de direção, rotas, previsões climáticas e etc.

  1. Faça a manutenção preventiva do caminhão

Antes de botar o pé na estrada, é bom reservar um tempinho para garantir que o seu veículo esteja em boas condições. Cuide do desgaste dos seus pneus, freios, molas, rolamentos, eixos e suspensão. Faça sempre o balanceamento, alinhamento e calibragem dos pneus.  Dê uma olhada nas palhetas do limpador do para-brisa, fluidos e faróis. A locação de veículos pesados, por exemplo, é uma ótima alternativa, pois ajuda a empresa a contar com um veículo em excelentes condições de uso.

  1. Não dirija se estiver cansado

Ficar durante muito tempo na direção, todos os dias, é um fato na vida dos motoristas de caminhão. Porém, a lei determina que o motorista não dirija por mais de 5h30 sem intervalo e que, a cada seis horas na direção, faça uma parada de no mínimo 30 minutos. O que se recomenda então é que o motorista se alimente bem e, principalmente, descanse. Beber dois litros de água por dia também pode ajuda a garantir a segurança dos caminhoneiros nas estradas, evitando a desidratação, que pode causar tontura ou até desmaio.

  1. Mantenha distância segura entre os veículos

Essa é uma dica importante, pois, se alguma situação exigir uma redução brusca de velocidade com algum outro veículo a uma distância relativamente curta, isso pode resultar em uma colisão. Por isso, manter um distanciamento seguro dos outros veículos e evitar afundar o pé no acelerador colabora, e muito, para evitar acidentes.

  1. Sinalize sempre

Sinalizar a vida é uma obrigação dos caminhoneiros nas estradas, caso o veículo precise de reparos. Isso é determinado pelo Código de Trânsito e um cuidado indispensável para evitar acidentes. O correto é parar o veículo em trechos em que a estrada é uma reta e a visibilidade é maior, sinalizando a pista a uma distância razoável para que os outros motoristas possam perceber o obstáculo à frente.

Essas foram dicas básicas de segurança e, sua empresa junto ao RH e a área de segurança de trabalho podem criar campanhas de conscientização junto aos motoristas. Afinal trata-se da valorização da vida e do cuidado com o nome da empresa.

A Total Flex é referência na entrega de caminhões para diversos tipos de empresas. Essa entrega vai da adaptação, customização e locação e a mesma tem ajudado na segurança de muitos motoristas, pois são veículos de qualidade, novos e oferecem todo o apoio.

Gostou desse artigo? Então continue sempre acompanhando nosso blog e fique por dentro dos assuntos relacionados a caminhões! Para sugestões e dúvidas, acesse o campo de comentários abaixo ou entre em contato conosco pelo e-mail totalflex@totalflexlocadora.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?