Não há dúvidas: os veículos elétricos já são uma realidade e não mais apenas um sonho futurista. Segundo a Agência Internacional de Energia, até o fim de 2020, a frota mundial de carros elétricos deve chegar a 3,8 milhões de unidades e, até o fim de 2030, esse modelo deve atingir a marca de 125 milhões de unidades em todo o mundo.
O Instituto de Transporte de Michigan, nos Estados Unidos, realizou um estudo que comprova que o valor para operar um automóvel elétrico é menor que a metade do custo nos movidos a gasolina. E mais, um veículo a gasolina, gera 24 toneladas de carbono desde sua fabricação ao descarte. Já um carro a eletricidade, gera 18 toneladas, ou seja, 25% a menos de poluição.
Mas, o que é um carro elétrico?
São automóveis movidos a eletricidade. São diferentes dos veículos usuais porque utilizam um sistema de propulsão elétrica e não uma solução comum de motor de combustão interna. O motor elétrico utiliza energia química armazenada em baterias recarregáveis, que, posteriormente, é convertida em energia elétrica para abastecer um motor que fará a sua conversão em energia mecânica, possibilitando que o veículo se mova.
Sua manutenção é muito mais barata e seu consumo e eficiência energética também são melhores. E mais ainda, os veículos elétricos também não emitem tantos ruídos e nem fumaça e, além de carros, podem ser fabricados também caminhões e ônibus elétricos.
Desvantagens
A produção desse tipo de carro gera mais poluição do que a produção de modelos convencionais, pois as baterias usam muito lítio, um elemento raro e caro de se extrair, além de ser um recurso finito – assim como o petróleo.
Um outro problema relacionamento também a bateria, é que a autonomia dos automóveis elétricos é bem menor do que dos modelos movidos à combustíveis fósseis. Alguns veículos que já estão em circulação, prometem no máximo 300 quilômetros com uma carga, o que ainda é considerado pouco.
E por fim, mas não menos importante, uma desvantagem importante se encontra no preço desse tipo de transporte. O modelo mais barato encontrado hoje no Brasil é vendido por R$ 125 mil.
Vantagens
– Menos poluente: em relação aos modelos tradicionais, a geração de CO2 é reduzida em aproximadamente 33% durante a vida útil do veículo;
– Mais silencioso: motores comuns são mais barulhentos e causam maior impacto dentro das cidades;
– Mais eficiência: o motor elétrico consome energia de forma mais eficiente nos momentos de aceleração e desaceleração – sua eficiência chega a ser de 90% em relação ao consumo de energia;
– Menor custo de abastecimento: os custos para abastecer um carro elétrico é potencialmente menor que os valores gastos para manter um veículo tradicional;
– Menor custo tributário: veículos elétricos têm um menor custo na hora de pagar o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA);
– Menor custo de manutenção: possui motor bem mais simples do que dos veículos tradicionais e é muito mais difícil de ocorrer problemas.
Além de todos esses benefícios, ainda há a possibilidade da construção de carroceria com revestimento de painel fotovoltaico. Dessa maneira, o carro pode utilizar da energia solar para se mover, diminuindo a necessidade de carregamento.
Gostou desse artigo? Então continue sempre acompanhando nosso blog e fique por dentro dos assuntos relacionados a caminhões! Para sugestões e dúvidas, acesse o campo de comentários abaixo ou entre em contato conosco pelo e-mail totalflex@totalflexlocadora.com.br